Artch

Artch: Já imaginou o Bruce Dickinson cantando no Metal Church?

O Artch é uma banda de power metal surgida na década de 80. Foram necessários apenas dois álbuns para que o grupo forjasse seu nome no imaginário do público. A sonoridade da banda é o tradicional power metal europeu oitentista, mas vou além: imagine o Bruce Dickinson cantando no Metal Church!

É mais ou menos assim a sonoridade do Artch. Lançaram apenas dois álbuns. O primeiro foi “Another Return”, lançado em 1988 e se tornou um clássico do grupo, e o segundo veio em 1990 com o título “For The Sake Of Mankind”. O nome original era ARCH, mas um amigo da banda quando desenhou o logo, adicionou um T no meio, a banda achou legal e passou a usá-lo.

Fundada na Noruega no ano de 1983 pelo baixista Bernt Jansen e pelo guitarrista Cato André Olsen, quando tinham por volta de 16 e 17 anos. Para completar a banda chamaram integrantes de outra banda local a “Oxygen”, os integrantes eram Geir e Jørn. Depois de muito trabalho conseguiram um vocalista, o escolhido foi Espen Hoff. Mas infelizmente Espen não chegou a gravar com a banda, pois morreu em 1985 em um trágico acidente de moto.

Oito meses depois da morte de Espen Hoff , conseguiram um substituto. Eirikur Hauksson mudou-se da Islândia para a Noruega e passou a trabalhar arduamente no primeiro álbum do grupo.
No início do ano de 1987 a banda entra em estúdio para gravar “Another Return”. Em 1988 finalmente Another Return é lançado e chama atenção do público europeu, mas o álbum só foi lançado em alguns países, impossibilitando o crescimento do Artch.

Com 10 músicas, todas e alto nível, o destaque fica para a faixa “Another Return to Church Hill”, que com suas iniciais formam o nome da banda. As faixas “Power To The Man” e “Loaded” também representam ótimos momentos do disco. O ponto alto do trabalho fica por conta da excelente voz de Eirikur Hauksson com um timbre semelhante ao de Bruce Dickinson chamou muita atenção para o nome do grupo.

Sem dinheiro e apoio algum, as turnês do grupo não foram muito além da Noruega e da Islândia. Em 1990 o Artch começou a trabalhar em um novo material, mais pesado e com uma sonoridade remetendo a bandas como Metallica, Anthrax e Metal Church. Mas faltava dinheiro na banda, e demoraram um pouco para gravar o álbum. Tudo foi gravado e mixado em um mês “For the Sake of Mankind” não foi lançado em um bom momento, pois explodia a febre do grunge e as vendas do álbum não foram nada boas. O álbum chegou a ser lançado nos EUA, Europa e Japão.

O Artch ficou em um hiato de oito anos sem fazer shows nem gravar nada. Em 1999 a gravadora Metal Blade entrou em contato com a banda para em 2001 lançar os dois álbuns remasterizados.
Esses relançamentos estimularam o grupo a gravar duas novas músicas que serviram de bônus-track para o Another Return. Em agosto de 2001 o Artch fez um show no festival Wacken. A banda continua fazendo algumas apresentações em festivais na Europa e EUA, mas não tem em vista nenhum álbum novo.

Gênero: Power Metal
País: Noruega

Formação mais Recente: 
Eric Hawk (vocal)
Gill Niel (guitarra)
Cat Andrew (guitarra)
Brent Jansen (baixo)
Jack James (bateria)
Gudmund Bolsgaard (bateria – substituiu JJ na reunião da banda em 2000)

Sitehttp://www.artch.net

Discografia

Compartilhe...
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •