Hoje no Metal: Mr. Big - Lean Into It do Mr. Big completa 30 anos

Mais um trintão na área!!! E na data de hoje 26/03 só que em 1991 saiu um baita disco de hard rock. É o segundo disco do fantástico Mr. Big.

Ouvi esse disco pela primeira vez na casa de um amigo, que amava rock progressivo. Eu tinha cerca de 12 anos e saí de lá com uma fitinha k7 com ele gravado. E agora estou aqui, 30 anos depois escrevendo sobre esse trabalho!

Um disco que além da sonoridade absurda é recheado de excelentes músicas e tem uma tremenda capa! E você sabia que essa foto é real? Sim! Foi tirada de um acidente ocorrido em 22 de outubro de 1895 na França, mais precisamente na estação Montparnasse em Paris.

Mr Big

O descarrilamento de Montparnasse

O descarrilamento de Montparnasse ocorreu às 16h do dia 22 de outubro de 1895, quando o Granville – Paris Express invadiu a parada de segurança em seu terminal Gare Montparnasse . Com o trem vários minutos atrasado e o maquinista tentando recuperar o tempo perdido, ele se aproximou da estação muito rápido e houve uma falha ao aplicar o freio a ar do trem. Depois de passar pela parada intermediária, o trem cruzou o saguão da estação e se chocou contra a parede da estação; a locomotiva caiu na Place de Rennes abaixo, onde ficou de bico. Embora os passageiros tenham sobrevivido, uma mulher na rua abaixo foi morta ao cair de alvenaria. (Fonte: Wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/Montparnasse_derailment)

By Photo credited to the firm Levy & fils by this site. (It is credited to a photographer "Kuhn" by another publisher [1].) - the source was not disclosed by its uploader., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=710925
By Photo credited to the firm Levy & fils by this site. (It is credited to a photographer "Kuhn" by another publisher [1].) - the source was not disclosed by its uploader., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=710925
By Arqueos Weiss from Santa catarina, Brasil - Trem, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4116776
By Arqueos Weiss from Santa catarina, Brasil - Trem, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4116776

Lean Into It e as suas curiosidades

Já nos solos de “Daddy, Brother, Lover, Little Boy”, Gilbert e Sheehan usam furadeiras sem fio sobre as cordas, uma técnica que ele começou a usar em seus tempos de Racer X. E que mais tarde foi usada por Eddie Van Halen em “PoundCake”, que está presente no disco For Unlawful Carnal Knowledge, lançado meses depois.

Todas as faixas também são muito fortes! Gosto muito de “Voodoo Kiss” com licks de guitarra contagiantes e aquele boogie do Aerosmith dos anos 70 em “My Kinda Woman”.

O prefixo CDFF que aparece na quarta faixa: “CDFF” de “Lucky This Time”, nada mais é do que a canção “Addicted to That Rush”, do álbum de estréia da banda tocada em uma velocidade de reprodução super alta. Então, o “CDFF” é a sigla para “Compact Disc Fast Forward”, “CDFF” também é a estrutura de acordes da música: Dó Re Fa Fa (Obrigado Júnior!).

Meu velhinho Lean Into It do Mr. Big de 94
Meu velhinho Lean Into It do Mr. Big de 94

Rompendo barreiras

O lançamento do “Lean into It” do Mr. Big foi tão inovador, que pela primeira vez a banda alcançou a posição 15 na Billboard 200 , já o single ” To Be with You ” se tornou a primeira e única música da banda a atingir o número 1 na Billboard Hot 100. O single seguinte, ” Just Take My Heart “, foi um hit no Top 20, chegando ao número 16 na Billboard Hot 100.

Fim de uma era...

E o disco fecha com a belíssima “To Be with You”. Talvez um momento pragmático para o estilo, que na minha humilde opinião fechou todo um ciclo de grandes bandas de Hard Rock e Hair Metal, que foram simplesmente ignoradas pelo público e o mercado com o surgimento do grunge.


Então é isso! Vamos curtir hoje essa beleza de trabalho! E lembrar com saudosismo o quanto o Hard Rock ou Hair Metal, como preferir, era maravilhoso de ouvir e curtir! Com músicos talentosíssimos!

Ficha técnica

Faixas:

01. Daddy, Brother, Lover, Little Boy (The Electric Drill Song)
02. Alive and Kickin
03. Green-Tinted Sixties Mind
04. CDFF-Lucky This Time
05. Voodoo Kiss” Martin
06. Never Say Never
07. Just Take My Heart
08. My Kinda Woman
09. A Little Too Loose
10. Road to Ruin
11. To Be with You

Formação:

Eric Martin – vocais principais, palmas
Paul Gilbert – guitarra elétrica, violão acústico, palmas, backing vocals, furadeira elétrica
Billy Sheehan – baixo, palmas, backing vocals, furadeira elétrica
Pat Torpey – bateria, percussão, palmas, backing vocals

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on tumblr
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Sobre
o autor...

Filipe Souza

Filipe Souza

[Editor / Jornalista]
E-mail: contato@filipesouza.com.br
Fundou o Metal Zone em 2000. Aficionado por música, livros, games, filmes e HQs. Ama Bukowiski, Stephen King, Tolkien e Neil Gaiman. Adoro o Batman e o Homem Aranha, mas não deixa de curtir Hqs alternativos.

biografias

Manowar

Manowar

16/03/2021 Biografias

manowar O Manowar é uma banda que dispensa apresentações, qualquer fã de metal pelo menos já ouviu falar desse quarteto americano que fez seu nome no início da década de oitenta. Eles apelam para um visual de vinkings/bárbaros e com letras sobre batalhas e sempre exaltando um lado machista.Angariando milhares

Leia mais

play it loud!

Skid Row – Slave to the Grind

Filipe Souza 02/02/2018

Esqueça a figura do Sebastian Bach por apenas um segundo. Esqueceu? Agora ouça esse disco

Leia Mais
Play It Loud! Podcast

Helloween – Live in the U.K

Filipe Souza 15/04/2013

O que se pode dizer de um disco ao vivo que resgata o melhor de

Leia Mais
Play It Loud!

Ozzy Osbourne – Speak of the Devil (1982)

Filipe Souza 17/12/2012

Ozzy Osbourne Speak of the Devil (1982) Esse disco representa muito para mim. Desde adolescente

Leia Mais
Play It Loud!

Escute o metal zone

newsletter

Use a nossa busca

Hoje no Metal: Mr. Big – Lean Into It do Mr. Big completa 30 anos