Metal Zone - Heavy Metal Web Magazine

50 anos de Sticky Fingers dos Rolling Stones

23/04/2021

Um dos meus discos favoritos dos Stones chegou muito bem aos 50 anos. Stick Fingers é o décimo primeiro trabalho de estúdio da banda, mas com ressalvas, já que essa posição é somente na discografia americana dos Stones.  Na discografia inglesa, o álbum figura na nona posição. Outro dia eu explico isso…

Foi com essa maravilha que o quinteto inglês alcançou a marca de três milhões de discos vendidos. Isso apenas em solo americano. O álbum chegou ao topo das paradas tanto nos Estados Unidos quanto na Inglaterra.

Esse é um trabalho cheio de novidades para o grupo, desde o primeiro a contar com o famoso logo da língua, além de ter sido lançado pelo próprio selo da banda, a Rolling Stone Records. O selo foi criado apenas para lançar os discos dos Stones, mas também foi responsável pelo lançamento de álbuns solos do Keith Richards e Mick Jagger. E também lançaram em 1977 um disco do Peter Tosh, membro da banda do Bob Marley, The Wailers. Foi nesse trabalho, que o guitarrista Mick Taylor gravou o disco inteiro. Mick  foi o substituto de Brian Jones, morto em 1969.

A capa do disco foi obra do artista Andy  Warhol e mesmo mostrando a silhueta de um pênis em um jeans, a arte só foi censurada na Espanha.

Agora vamos falar de música, né? O disco abre com “Brown Sugar” e não precisa dizer muito né? Que riff de guitarra foi esse? E não é para menos que a canção é um hit do grupo até hoje e presente em seus shows.  Destaco também a belíssima balada “Wild Horses”, com uma levada meio country. Uma canção onde o vocal de Mick Jagger transborda emoção: “Moonlight Mile”. Outra balada linda, em que a banda aposta nos metais é “I Got the Blues” e ainda tem um órgão para dar um toque gospel à canção.

Queria estar vivo para ver esse trabalho fazer 100 anos e ainda se manter em  excelente forma!

Filipe Souza

Filipe Souza

[Editor / Jornalista]
E-mail: [email protected]
Fundou o Metal Zone em 2000. Aficionado por música, livros, games, filmes e HQs. Ama Bukowiski, Stephen King, Tolkien e Neil Gaiman. Adora o Batman e o Homem Aranha, mas não deixa de curtir Hqs alternativos.

Play it loud!

Skid Row – Slave to the Grind

Esqueça a figura do Sebastian Bach por apenas um segundo. Esqueceu? Agora ouça esse disco – Slave to the Grind

Helloween – Live in the U.K

O que se pode dizer de um disco ao vivo que resgata o melhor de uma das mais conhecidas bandas

leia mais

Ozzy Osbourne – Speak of the Devil (1982)

Esse disco representa muito para mim. Desde adolescente sou maluco pra ter em vinil. e hoje tenho duas cópias. Já

leia mais

Biografias

Manowar

manowar O Manowar é uma banda que dispensa apresentações, qualquer fã de metal pelo menos já ouviu falar desse quarteto

Iron Angel

O Iron Angel foi uma daquelas bandas de thrash-speed metal alemãs que estouraram na década de 80. Gravando apenas dois

leia mais

Carnivore

Imagine que você é um de poucos sobreviventes sem sorte de uma guerra termonuclear de proporções mundiais. O ambiente tranquilo

leia mais

Kreator

Originários de Essen, na Alemanha, o Kreator surgiu por volta de 1984, ainda com o nome de Tormentor. O trio

leia mais

podcast