Metal Zone - Heavy Metal Web Magazine

Sentenced

Quando a morte se juntou…

Deformity, a banda que futuramente seria chamada de Sentenced foi formada no outono de 1988 por Miika Tenkula (guitarra/vocal), Lari Kylmänen (baixo) e Tuure Heikkilä (bateria). Nesse início a banda apostava em uma sonoridade mais próximo ao thrash metal.

Durante no ano de 1989 a banda tem uma mudança de line-up com a entrada de Sami Lopakka (guitarra) e Vesa Ranta (bateria). Com essa mudança na formação mudou também o nome e o estilo musical deles e passaram a ser conhecidos como Sentenced.

Adotaram como estilo musical o puro death metal, gênero que caracterizou o inicio da década de 90 na Europa e nos Estados Unidos.

Em novembro de 1990 a banda grava a primeira demo, “When Death Joins Us…” nos estúdios Tico-Tico. Como resultado conseguiram um contrato com o notório selo francês Thrash Records.

O primeiro álbum

A segunda demotape veio em 1991 e chamou-se “Rotting Ways to Misery”. Gravada no Tico – Tico Studios. No mesmo ano Taneli Jarva juntou-se a banda como baixista – vocalista, e já lançaram seu primeiro álbum intitulado “Shadows of the Past”.

O ano de 1992 foi proveitoso para o Sentenced, primeiro lançaram um material promocional chamado “Journey to Pahjola” e em dezembro o grupo se preparou para gravar o segundo álbum no Tico – Tico Studios.

Sentenced Biografia

Durante a primavera de 1993 o segundo álbum da banda “North From Here” foi lançado. O selo Century Media escutou o novo material e lançou “North….” no mundo todo. Ainda no mesmo ano a banda lança o EP “The Trooper” que incluía a clássica The Trooper do Iron Maiden.

Usarei esse parágrafo para uma explicação. O Sentenced ficou bem conhecido no Brasil após o lançamento de Crimson, já com Ville Laihiala como vocalista. Em 2001 devido a popularização da internet doméstica no Brasil, algum engraçadinho lançou na rede uma mp3 com o cover The Trooper do Sentenced e atribuiu a autoria do cover ao Children of Bodom. E depois disso quem é que conseguia fazer os mal informados entenderem que o Children of Bodom NUNCA gravou The Trooper? E que a musica a qual circulava pela internet era do Sentenced? Durante a primeira passagem do Children of Bodom no Brasil em 2001 o Metal Zone entrevistou o vocalista da banda, Alex Laiho: – Nunca gravamos essa música. E o vocal não parece com o meu.

Mas parece que não adiantou e ainda assim muita gente grita nos shows do Children para a banda tocar The Trooper.

Mudança de vocalista

Em outubro de 1994 o Sentenced retorna para o estúdio e começam as gravações de seu próximo álbum no legendário Tico – Tico Studio.

Já em janeiro de 1995 o Sentenced termina de gravar seu terceiro álbum, o excelente “Amok” e pela primeira vez a banda apareceu no top 40 da Finlândia. E também fizeram sua primeira turnê europeia ao lado do Tiamat (Suécia). Imediatamente após o lançamento de “Amok”, a banda esteve em quase todos os países da Europa.

Em abril e maio do mesmo ano, fizeram sua segunda turnê desta vez com o Samael ( Suíça). A banda excursionou mais pela Alemanha, França, Espanha e Portugal. Mais tarde no mesmo ano lançam o mini CD “Love & Death”.

Já em janeiro de 1996, a banda volta a Alemanha para uma pequena turnê junto ao Bolt Thrower (Inglês) . E no verão Taneli Jarva (baixista/vocalista) decide deixar a banda. Um novo vocalista foi recrutado somente três semanas após terem entrado em estúdio para gravar seu 4º álbum.

Com uma voz grave e um visual mais gótico, o novo vocalista Ville Laihiala ganhou as graças dos fãs da banda. E foi com o lançamento de “Down” em 1996, que o grupo ganhou mais fãs e aumentou seu prestígio junto ao público e a mídia mundial. Gravado pela primeira vez foi fora da Finlândia, Down foi produzido no Woohouse Studio , na Alemanha com Waldemar Sorychta como produtor.

Após uma longa parada (quase um ano) a banda volta a excursionar na “Dark Winter Nights” – um festival que contou com a presença das bandas: Lacrimosa (Alemanha) e The Gathering (Nova Zelândia). Esse evento ocorreu na Alemanha em dezembro de 1996 e Sami Kukkohovi foi o baixista nessa tour.

O álbum Down foi altamente aclamado pelas revistas européias, e recebeu grandes resenhas no mundo inteiro. Sendo nomeado o álbum do mês nas revistas alemãs Rock Hard e Metal Hammer.

Já em março de 1997 a banda resolve fazer uma pequena turnê na Finlândia com o After World e uma outra turnê por alguns países da Europa ( Alemanha, Itália, Holanda e Bélgica) com o My Dying Bride (Inglaterra) e Therion (Suécia). Essa turnê fez com que Sami Kukkohovi ser o baixista permanente da banda.

Dois meses depois, em maio, o Sentenced teve um excelente desempenho no Dynamo Festival na Holanda, para mais de 16.000 pessoas. Após esse acontecimento tocaram em diversos festivais europeus. No verão de 1997 a banda resolve lançar uma coletânea chamada “Story – The Greatest Kills” que foi lançado pela Spinefarm e uma pequena turnê para o lançamento desse álbum foi feita.

O quinto álbum “Frozen” foi gravado novamente nos estúdios de Woodhouse em maio de 1998. Em setembro do mesmo ano começava a turnê européia com o Iced Earth (E.U. A) abrindo. Em dezembro “o todo poderoso” Slayer tocou em um grande festival da Finlândia, com o Sentenced abrindo.

A versão digipack de “Frozen” foi lançada em fevereiro de 1999. Incluía quatro covers das bandas: Radiohead, Faith No More, WASP e The Animals. Em fevereiro tocaram em diversos lugares pela Finlândia. E no verão a banda tocou em poucos festivais, pois tinham que preparar novas musicas para o futuro álbum.

No outono desse mesmo ano, o Sentenced começou a gravar seu sexto álbum no Tico-Tico & MD Studios. Em dezembro a banda lança um novo single “Killing Me Killing You”. No dia 25 de dezembro a banda tocou no famoso X-Mas, tradicional festival em Oulu. E neste ano a banda celebrou 10 anos de uma longa viagem de “Miséria e Depressão”.

Novo ano, novo álbum. Em janeiro de 2000, o Sentenced, finalmente lançou seu novo álbum “Crimson”, o cd foi direto para o primeiro lugar nas paradas finlandesas. Em março a banda foi headliner no Metal Meltdown festival em Nova Jersey (USA), mas os organizadores não foram muito profissionais e a banda só conseguiu tocar quatro musicas.

Durante a primavera européia o Sentenced fez grandes turnês pela Finlândia com Charon. No verão eles apareceram nos principais festivais de verão da Finlândia e em alguns na Europa. No outono eles começaram a excursão européia junto com In Flames (Suécia) e o Dark Tranquillity (Suécia). Após a excursão européia eles rumaram para a Turquia onde tocaram em um festival. Após isso a banda decidiu relaxar por seis meses para fazer novas músicas e carregar as baterias.

 

Sentenced - Biografia

A banda passou o ano de 2001, se preparando e compondo o seu novo álbum, as gravações que começaram no final de 2001, prosseguiram até janeiro de 2002 com a finalização do álbum novo, que chegou as lojas em 2002.

O sétimo disco de estúdio do Sentenced era ansiosamente aguardo por fãs da banda. E quando The Cold White Light chegou foi um alvoroço não só para os fãs, mas também no cenário mundial. A banda trabalhou arduamente no álbum e transformou Cold White Light em um clássico do metal finlandês. São muitas as faixas do cd que estão muito acima da média como: Cross My Heart And Hope To Die, Blood & Tears, Excuse Me While I Kill Myself e Neverlasting. Só pra citar essas.

Muitas guitarras pesadas, baixo carregado, bateria marcante e o vocal limpo e em algumas passagens soturno de Ville Laihiala tornaram-se marcas registradas desse trabalho.

Na parte lírica o disco chega a ser fatal para os mais despreparados. São muitas letras depressivas e carregadas de humor negro, como no refrão de Excuse Me While I Kill Myself:

I´ll kill myself
I´ll blow my brains onto the wall!
See you in Hell
I will not take this anymore!
Now this is where it ends, this is where I will draw the line
So, excuse me while I end my life

– Eu me matarei:
Eu explodirei meu cérebro na parede!
– Vejo você no Inferno
Eu não aguentarei mais isto!
isso acaba agora, aqui é o fim da linha
Então, me dê licença enquanto eu dou fim a minha vida

O Sentenced ficou três anos sem gravar e 2005 o grupo retorna com o sombrio The Funeral Album. Além de sombrio o cd marcou o fim da carreira do grupo, que chegou a fazer um show de despedida com direito a CD e DVD, chamado Buried Alive. Esse material ao vivo foi lançado em 2006. Durante a abertura do show os membros da banda entram no palco carregando um caixão. E ao abrirem o caixão vemos que está abarrotado de cerveja. No DVD ainda há a participação do ex-vocalista Taneli Jarva. Uma apresentação memorável para uma banda que fez história.

O Sentenced sobreviveu a mudança de estilo, mudança de vocalista e mais uma mudança de estilo musical, após a entrada de Ville. Ainda assim conseguiu se tornar referencia no cenário mundial.

Em 2009 uma terrível notícia abalou os fãs da banda. A morte do guitarrista e um dos mentores da banda M. Tenkula. O guitarrista, que passava por momentos muitos difíceis após o final da banda, teve diversos problemas com álcool e drogas.

Com o fim da banda pouco se sabe sobre o paradeiro dos integrantes. Quem mais aparece na mídia é o Ville Laihiala (vocal) com sua banda Poisonblack.

DISCOGRAFIA Sentenced

Shadows Of The Past

1991 independente

  1. When the moment of death arrives
  2. Rot to dead
  3. Disengagement
  4. Rotting ways to misery
  5. The truth
  6. Suffocated beginning of life
  7. Beyond the distant valleys
  8. Under the suffer
  9. Descending curtain of death
  10. Wings
  11. In memoriam
  12. Mythic silence (As they wander in the mist)

Formação: 

  • Miika Tenkula
  • Sami Lopakka
  • Taneli Jarva
  • Vesa Ranta

North From Here

1993 Spinefarm

  1. My sky is darker than thine
  2. Wings
  3. Fields of blood; Harvester of hate
  4. Capture of fire
  5. Awaiting the winter frost
  6. Beyond the wall of sleep
  7. Northern lights
  8. Epic

Formação:

  • Miika Tenkula
  • Sami Lopakka
  • Taneli Jarva
  • Vesa Ranta

Amok

1995 Century Media

  1. The war ain’t over!
  2. Phenix
  3. New age messiah
  4. Forever lost
  5. Funeral spring
  6. Nepenth
  7. Dance on the Graves (lil’siztah’)
  8. Moon magick
  9. The golden stream of Lapland

Formação:

  • Miika Tenkula
  • Sami Lopakka
  • Taneli Jarva
  • Vesa Ranta

Down

1996 Century Media

  1. Intro–The gate
  2. Noos
  3. Shadegrown
  4. Blee
  5. Keep my grave open
  6. Crumbling Down
  7. Sun won’t shine
  8. Ode to the end
  9. 0132
  10. Warrior of Life
  11. I’ll Throw the First Rock

Formação: 

  • Ville Laihiala
  • Miika Tenkula
  • Sami Lopakka
  • Vesa Ranta

Frozen

1998 Century Media

  1. Kaamos
  2. Farewell
  3. Dead leaves
  4. For the love I bear
  5. One with misery
  6. The suicider
  7. The rain comes falling down
  8. Grave sweet grave
  9. Burn
  10. Drown together
  11. Let go (the last chapter)
  12. Mourn

Formação:

  • Ville Laihiala
  • Miika Tenkula
  • Sami Lopakka
  • Sami Kukkohovi
  • Vesa Ranta

Crimson

1999 Century Media

  1. Bleed in my arms
  2. Home in despair
  3. Fragile
  4. No more breathing as one
  5. Broken
  6. Killing me killing you
  7. Dead moon rising
  8. The river
  9. One more day
  10. With bitterness and joy
  11. My slowing heart

Formação:

  • Ville Laihiala
  • Miika Tenkula
  • Sami Lopakka
  • Sami Kukkohovi
  • Vesa Ranta

The Cold White Light

2002 Century Media

  1. Konevitsan Kirkonkellot
  2. Cross My Heart And Hope To Die
  3. Blood & Tears
  4. You Are The One
  5. Aika Multaa Muistot [Everything Is Nothing]
  6. Excuse Me While I Kill Myself
  7. Brief Is The Light
  8. Neverlasting
  9. Guilt And Regret
  10. The Luxury Of a Grave
  11. No One There

Formação: 

  • Ville Laihiala
  • Miika Tenkula
  • Sami Lopakka
  • Sami Kukkohovi
  • Vesa Ranta

The Funeral Album

2005 Century Media

  1. May Today Become the Day
  2. Ever-Frost
  3. We Are But Falling Leaves
  4. Her Last 5 Minutes
  5. Where Waters Fall Frozen
  6. Despair-Ridden Hearts
  7. Vengeance Is Mine
  8. A Long Way To Nowhere
  9. Consider Us Dead
  10. Lower The Flags
  11. Drain Me
  12. Karu
  13. End Of The Road

Formação:

  • Ville Laihiala
  • Miika Tenkula
  • Sami Lopakka
  • Sami Kukkohovi
  • Vesa Ranta

Formação Atual

Ville Laihiala: vocal (Poisonblack)

Miika Tenkula: Guitarra RIP: Fevereiro 19, 2009, ataque cardíaco, 34 anos

Sami Lopakka: Guitarra

Sami Kukkohovi: Baixo

Vesa Ranta: Bateria

Membros Anteriores

Taneli Jarva: Baixo/vocal (ex-The Black League, ex-Chaosbreed, ex-Impaled Nazarene)

Filipe Souza

Filipe Souza

Jornalista, designer, analista de marketing, gateiro, empreendedor em negócios digitais, amante da cultura hindu e thelema, colecionador de vinis e cds.

Play it loud!

Skid Row – Slave to the Grind

Esqueça a figura do Sebastian Bach por apenas um segundo. Esqueceu? Agora ouça esse disco – Slave to the Grind

Helloween – Live in the U.K

O que se pode dizer de um disco ao vivo que resgata o melhor de uma das mais conhecidas bandas

leia mais

Ozzy Osbourne – Speak of the Devil (1982)

Esse disco representa muito para mim. Desde adolescente sou maluco pra ter em vinil. e hoje tenho duas cópias. Já

leia mais

Biografias

Manowar

manowar O Manowar é uma banda que dispensa apresentações, qualquer fã de metal pelo menos já ouviu falar desse quarteto

Iron Angel

O Iron Angel foi uma daquelas bandas de thrash-speed metal alemãs que estouraram na década de 80. Gravando apenas dois

leia mais

Carnivore

Imagine que você é um de poucos sobreviventes sem sorte de uma guerra termonuclear de proporções mundiais. O ambiente tranquilo

leia mais

Kreator

Originários de Essen, na Alemanha, o Kreator surgiu por volta de 1984, ainda com o nome de Tormentor. O trio

leia mais

podcast

Em Foco

50 anos de Sticky Fingers dos Rolling Stones

Um dos meus discos favoritos dos Stones chegou muito bem aos 50 anos. Stick Fingers é o décimo primeiro trabalho

Metal Zone Unboxing – Livro No Celebration – A Biografia Oficial do Paradise Lost – Estética Torta

Eis que o Jaiminho entrega hoje essa coisa mais linda do mundo. Com um acabamento absurdamente caprichado, o livro No

leia mais

Hoje no Metal: Scorpions – Blackout [29/03-1982]

São 39 aninhos hein meu querido? Opaaaa, não estou falando de você meu caro leitor e sim desse furacão chamado

leia mais

Hoje no Metal: Mr. Big – Lean Into It completa 30 anos

Mais um trintão na área!!! E na data de hoje 26/03 só que em 1991 saiu um baita disco de

leia mais

Últimas Notícias

Drowned: lançado o vídeo oficial do novo single “Doctor Horror Medical Group”

compartilhe: Share on facebook Share on twitter Share on pinterest Share on tumblr Share on telegram Share on whatsapp Share

Twilight Aura retoma atividades com Andre Bastos (ex-Angra), Daísa Munhoz e vídeo de “Watching the Sky”

Twilight Aura retoma atividades com Andre Bastos (ex-Angra), Daísa Munhoz e vídeo de “Watching the Sky” Após 28 anos desde

leia mais

May Undead: vocalista participa do Sabbatonero, tributo ao Black Sabbath organizado por Tony Dolan (Venom Inc)

May Undead: vocalista participa do Sabbatonero, tributo ao Black Sabbath organizado por Tony Dolan (Venom Inc) A vocalista do Torture

leia mais

Holocausto War Metal: informações sobre a coletânea “Reborn to Eternity”

Holocausto War Metal: Confira informações sobre a coletânea “Reborn to Eternity” Nesta sexta-feira, 02/04, será lançado um teaser da coletânea

leia mais